Lula sem Brasil encerramento Copa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite desta sexta-feira 02/07, a Cabo Verde na Ilha do Sal, no continente africano. Após assistir a eliminação do Brasil, em Brasília ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, entre outras autoridades.

Segundo a Agência Brasil, após o jogo, Gilberto e Lula ficaram parados na frente da TV sem acreditar na eliminação do Brasil.

O Brasil será o próximo país a sediar a competição, em 2014, o presidente irá participar da cerimônia oficial de encerramento da Copa sem a participação do Brasil, que foi riscada nesta sexta-feira com a eliminação da equipe por 2 a 1 pela Holanda.

Mesmo sem o Brasil, a visita de Lula manterá o seu forte caráter simbólico de "despedida" do presidente do continente africano, um dos principais alvos da política externa brasileiro durante os seus anos no Planalto.

Lula marcará presença em zonas de livre comércio importantes no continente: a Comunidade Econômica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO), formada por 15 países, entre os quais Cabo Verde, e a Comunidade do Leste da África, da qual fazem parte Quênia e Tanzânia, também incluídos no giro de Lula.

O presidente também visitará Guiné Equatorial e Zâmbia e, no final, estará em Johanesburgo, na África do Sul, para participar dos eventos da Fifa relativos ao lançamento da Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Comentários